This is a platform for User Generated Content. G/O Media assumes no liability for content posted by Kinja users to this platform.

Procure Pelos Melhores Mestrados Na área de Saúde 2018

Instituto Federal Fluminense

São Paulo - Dólar em alta, oportunidades em baixa: a recessão econômica tem estragado os planos de muita gente que sonha com uma pós-graduação no exterior. Ainda desse modo, a decisão continua valendo a pena - desde que seja desencadeada por uma reflexão madura, declara Francis Nakada, consultor de carreira da Produtive. Não é o caso de quem busca um curso estrangeiro por confiar que o diploma vai trazer imediatamente um proveito sobre sua remuneração ou escalada profissional. A principal vantagem em estudar fora do Brasil está em conhecer novas culturas, modelos mentais e métodos de serviço - e os retornos desse investimento vêm a médio ou até enorme prazo.

Advertisement

Outro defeito está em tomar uma decisão balizada exclusivamente por critérios financeiros, confessa Nakada. Não tem dinheiro para estudar fora? Corra atrás de possibilidades como bolsas de estudo ou mesmo subsídios proporcionados pelo teu próprio empregador. Segundo a coach Thirza Reis, os custos são uma angústia obrigatória, no entanto o movimento deve ser guiado prioritariamente pela sua estratégia de carreira. “O mais sério é avaliar se esse passo condiz com os planos que você tem pra si próprio”, explica ela. Está em incerteza se deve ou não fazer as malas? Trabalha ou sonha em trabalhar para uma companhia estrangeira?

Segundo Thirza, toda corporação do exterior tende a contratar e valorizar profissionais familiarizados com tua língua, cultura e modelos gerenciais. Aprender no estado de origem dela - e dessa maneira comprar todos estes recursos - é um acerto em cheio. De acordo com Nakada, profissionais de áreas como tecnologia, marketing e gestão têm um extenso diferencial competitivo no mercado se estudarem em certas universidades americanas que se tornaram fonte mundial pra essas disciplinas. Embora haja excelentes programas de pós-graduação oferecidos por universidades brasileiras, algumas corporações estrangeiras de renome permitem “beber direto da fonte” em alguns casos.

Advertisement

Thirza diz que executivos com planos de trabalhar fora do Brasil por tempo indeterminado não têm outra possibilidade a não ser fazer uma pós no exterior em algum momento. “Se este for o caso, invista em uma bacana associação e procure fazer um networking de característica lá dentro, que pode ser muito essencial para a sua adição no mercado do país”, orienta. Aspirantes a cargos de diretoria, ou C-level, ganham muitos pontos se tiverem uma pós-graduação internacional. “Não é um requisito obrigatório, entretanto é algo muito valorizado para que pessoas pretende ingressar nessa camada hierárquica”, diz Nakada.

  • Engenharias e demais áreas tecnológicas
  • Desenvolvimento de softwares
  • quatro Mídias sociais
  • Programas Especiais

A justificativa, segundo ele, está no episódio de que este tipo de experiência amplia a visão de mundo e fortalece a “musculatura” para liderar e tomar decisões. Se o teu empregador está passando por um período de alterações - como uma reestruturação ou fusão, Renda Da Família De Jovem Infrator Expõe Melhoria exemplo - é melhor adiar um pouco os planos de aprender fora.

Advertisement

Isso por causa de, segundo Confira Cinco Sugestões Pra Ir Rapidamente E Bem Na Prova Do ENEM , ausentar-se num instante crítico poderá depor contra a sua reputação. “O que você comunica é que, propriamente quando era mais necessário estar presente, você fugiu para cuidar da própria vida”, explica a coach. Também não é recomendável se distanciar num momento estratégico para a sua carreira, no momento em que há uma promoção em visão, a título de exemplo. É Preciso Abandonar Modismos Educativos, Diz Ex-ministro Português resolve fazer uma pós-graduação fora do estado não necessita obrigatoriamente requisitar demissão.

Share This Story

Get our newsletter